Terapia Neural
A Terapia Neural (TN) é uma prática clínica de diagnóstico de tratamento das doenças e da remissão da dor causada por distúrbios da eletrofisiologia do corpo. Esses distúrbios chamados de “campos interferentes” (CI) são manifestações de instabilidade da membrana celular que desencadeiam respostas anormais do Sistema Nervoso Autônomo (SNA).

Os campos interferentes representam uma irritação local dos tecidos, com potencial suficiente para causar desestabilização do sistema nervoso autônomo (disautonomia) localmente ou sistemicamente. O sistema nervoso autônomo atua como um integrador dos diferentes órgãos e sistemas do corpo, sendo uma rede de informação que atinge todas as células através da matriz extracelular e sistema vascular. Isso faz com que qualquer irritação que altere as propriedades e funções de uma parte do organismo afete o todo.
O papel da TN é neutralizar as irritações que afetam o tônus autonômico, essa neutralização que tem por objetivo desbloquear um campo interferente, é realizada através da aplicação do anestésico procaína em baixas concentrações em locais onde o sistema nervoso autônomo, que esta presente em todo corpo, mas com importante representatividade na pele, tenha sofrido agressão ou lesão.
A TN é uma forma de estimular ou perturbar especificamente um sistema vivo, desequilibrado, para que ele faça seus próprios ajustes de autorregulação.
O Instituto Flor da Vida traz para Encantado e região a prática da terapia neural que vem somar com os demais recursos oferecidos na área da biofísica para o tratamento de diversos desequilíbrios físicos, mentais e energéticos.
Referência: Terapia neural odontológica - abordagem diagnóstica e terapêutica/ Joel Alves – Rio de Janeiro: Águia Dourada, 2019